domingo, 28 de junho de 2009

SÍMBOLO DO BRASIL

Hoje se comemora o dia dedicado ao Ipê amarelo, árvore símbolo do Brasil. E, em sua homenagem, dedico-lhe o soneto abaixo. Ele que tantas vezes alegrou meus dias, quando eu o contemplava, fincado nas verdes montanhas da Fazenda Ibaté, em Ressaquinha (MG), de propriedade do meu sogro, sr. Antônio Pereira, e me encantava com sua beleza; eram floradas douradas que mais pareciam uma aquarela, enquadradas pelo céu azul, límpido de nuvens, denunciando a geada que ameaçava cair na madrugada.
Jamais esquecerei a ternura daquela paisagem, um alento para o coração dos habitantes de Ressaquinha, o bucólico interior mineiro, ao pé da Serra da Mantiqueira, no qual aprendi a amar a natureza, de uma beleza exuberante naquele lugar, cujo povo é de uma fé e religiosida inabaláveis.
Eis meu soneto:

À BELEZA DO IPÊ AMARELO

Ao florescer com luz e encantamento,
Anunciando os tons da primavera,
As suas flores, frágeis, ao relento,
Contêm o esplendor de uma quimera.

No solo do Ibaté nasceu um dia,
Forrando o chão com flores amarelas,
Brilhou, aos raios do sol, com alegria,
Lançando pelo ar doces querelas.

Num vivo despertar, nasce em botão,
Florada que enternece o coração,
Reflorescendo no horizonte em flor...

Consola a natureza e o nosso pranto,
Empresta à vida todo o seu encanto,
E toca as almas cheias de amor.


4 comentários:

Anônimo disse...

Minha querida amiga Arlene!É um grande privilégio poder ler tudo o que você com sensibilidade,inteligência e sabedoria escreve!Abraços fraternos,Benedito Pontes.

Anônimo disse...

Oh, professor, obrigada por tão gentis palavras. Vocês (o senhor e Oriêta) alimentam o meu espírito. Obrigada por tudo. um abraço carinhoso. Arlene.

Nilo Pereira disse...

"Louvor em boca própria
é vitupério" como diz a sabedoria. E o marido da poeta não tem isenção crítica. Se é que existe
crítico com isenção. Mas, forçado a opinar, a mais enternecedora de suas poesias é "Ipê Amarelo". Beijos. Nilo.

Arlene disse...

Meu marido querido, você me conquistou pela beleza do seu olhar, pela grandeza do seu espírito e a riqueza de seus sentimentos, mas agora me emociona pelo encantamento de sua poesia, que até então eu desconhecia. Que belo poeta você se revelou... Suas palavras sobre o meu "Ipê Amarelo" me emocionaram. Que Deus abençoe o nosso amor e nos permita vivê-lo ainda por muitos anos. Beijos. Arlene.