terça-feira, 14 de julho de 2009

DIA NACIONAL DA FRANÇA


Hoje, 14 de julho, faz exatamente 36 anos, que eu me encontrava em Paris e me emocionava ao assistir as tropas francesas desfilarem ao longo da Avenida Champs-Elysées em comemoração ao aniversário da Queda da Bastilha. Paris toda engalanada, com bandeiras tricolores com as cores: bleu, blanc, rouge e os franceses, com seu ufanismo, promovendo a sua festa nacional como jamais se vira.
O povo, inundando as ruas, levava as cores da sua bandeira na lapela, nos chapéus, em lenços no pescoço. Era emocionante, cantando o tempo todo a Marseillaise, o empolgante Hino da França. E foi aí que eu chorei. No peito, senti o calor do patriotismo, longe do Brasil, mas relembrando-o e amando-o verdadeiramente. E, misturada aos franceses, também festejei o Dia Nacional da França, com o entusiasmo que em meu peito fervilhava.
Tanques de Guerra, ex-combatentes e esquadrilhas que sobrevoavam os céus, soltando fumaça nas cores da bandeira francesa. Abrindo o desfile, vinha a jovem Major Anne-Marie Chopinet, única mulher servindo no exército francês, carregando a bandeira da Escola Politécnica.
Tudo para mim era encantamento. E hoje, ao recordar aqueles momentos gloriosos de extrema emoção, ainda sinto vontade de chorar. E VIVE LA FRANCE.

Nenhum comentário: