segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

SERÁ QUE O FILME SE REPETIRÁ?

Não gosto de falar de política, mas há determinadas notícias que devem ser divulgadas. Por isso, teço um comentário sobre uma informação dada por fonte fidedígna ao presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás, Fernando Leite Siqueira, dando conta de uma conversa telefônica, que durou cerca de 30 minutos, entre o presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos, e o presidente Lula, sobre o setor petrolífero brasileiro. Segundo a fonte, a ligação foi de iniciativa do presidente norte-americano, que pressionou o presidente Lula para que o governo brasileiro suspenda os estudos para mudanças no atual marco regulatório (Lei 9478/97), empreendidos pela comissão interministerial e entregue o pré-sal para um consórcio de empresas petrolíferas anglo-saxônicas. Detalhe: essas empresas estão sob a liderança de empresas norte-americanas. Desse consórcio, a Petrobrás participaria como sócia minoritária. Será que nós, brasileiros, vamos aceitar tamanho absurdo? Onde está nossa soberania? O pré-sal é da União Federal, portanto, do povo brasileiro. Será que o sr. Obama vai incorrer nos mesmos descalabros do Busch, metendo o nariz em assuntos internos dos outros países, como sempre fizeram os Estados Unidos? E será que o Brasil vai amolecer ante a arrogância dos norte- americanos? Nós, brasileiros, esperamos uma resposta enérgica do governo brasileiro, impondo sua soberania e colocando os Estados Unidos no seu devido lugar.



2 comentários:

Anônimo disse...

Grande escritora e jornalista Arlene!Você sempre enxergando além de nós simples mortais.Lembro-me agora da época das campanhas "O petróleo é nosso"!Naquela época,eu estudante de engenharia,juventude engajada,politizada...!Sociedade participativa.UNE,Sindicatos,Sociedade Civil Organizada,ativa!Faróis independentes da sociedade.Hoje,UNE,Sindicatos,etc,comprometidos,amordaçados por recursos fáceis do governo Federal.Os grandes denunciadores e opositores no podre poder estão ai!Aonde estão os nossos intelectuais,artistas,compositores,que nos fizeram acreditar na possibilidade de construirmos um País mais justo e humano?Pois é,destemida intelectual,mudam os astros e intérpretes,mas,o conteúdo do filme continua o mesmo!As turbinas do engodo,da mentira e da mistificação continuam iguais!Para asilarmos um terrorísta "companheiro" se usa o argumento da nossa soberania!O que foi feito com os nossos vizinhos sul americanos que nos surrupiaram instalações da Petrobrás.E agora O QUASE DEUS OBHAMA!Não sei se esse tecido esgarçado da sociedade ainda tem cura!Espero que sim.Meu fraternal abraço,Benedito Pontes

Arlene disse...

Meu caro professor Benedito, vibrei com o seu comentário, que fez eco com as minhas palavras. É isso que também espero: que os intelectuais, artistas, compositores, acatem esse protesto e elevem bem alto o seu grito de revolta. Não vamos deixar que os Estados Unidos continuem tripudiando em cima de nós. Está na hora de acabarmos com a subserviência do governo brasileiro, curvando-se aos caprichos dos norte-amaricanos. Parabéns pelo seu protesto e obrigada pelo apoio. Arlene.