Estive ausente do meu blog por alguns dias devido a grave enfermidade que se abateu sobre minha querida irmã Goia. Agora, após ser ela operada e, graças a Deus, está passando bem, reencontro força e ânimo para voltar a alimentar este blog. Como estamos em época de Natal e Ano Novo, posto aqui uma poesia de minha autoria sobre o evento:
FELIZ ANO NOVO
É Ano Novo. Vida nova clama, Mil desejos de paz e harmonia. Em nossos corações se acende a chama, Que ilumina a nossa fantasia.
Assim decorre, anos após anos, Alimentando as ilusões perdidas. Desejos de afastar os desenganos, E renovar ternuras já vividas.
Um espocar de fogos diferentes, Focos de luz, de cores, de energia. Tudo parece novo de repente, E só termina ao raiar do dia.
Euforia se vê por todo lado, No aconchego da massa, um burburinho, Um desejo de paz é revelado.
Doces frases de amor muito se diz, Um Ano Novo cruza o meu caminho, Fazendo-me sentir bem mais feliz.
Calou-se a "Voz que não se cala", como era considerado Antônio Saturnino de Mendonça Neto, brilhante político, advogado, escritor, jornalista e poeta que Alagoas já teve. Ele morreu esta manhã, aos 65 anos, ainda jovem para realizar todos os seus sonhos. Embora nascido em Minas Gerais, na cidade de Rio Novo, Mendonça amou Alagoas como poucos alagoanos souberam amar. Fiel às suas convicções, ele nunca se intimidou e defendeu os interesses do Brasil com veemência, insurgindo-se contra a corrupção, a deslealdade, a falta de caráter e a bandalheira promovidas pelos máus políticos brasileiros. Sua pena era severa e não poupava quem quer que fosse. Brilhante orador, Mendonça foi deputado estadual pelo MDB por duas legislaturas, deputado federal por nosso Estado e um dos políticos mais atuantes. Sua morte me deixou muito triste. Pelo amigo querido e pela pessoa maravilhosa que era. Lutando bravamente contra um câncer renal, tornou-se, com seu altruismo e coragem, um grande exemplo para todos nós. Eu, hoje, estou verdadeiramete consternada e rezando a Deus para que dê à sua grandiosa alma a paz que merece. Jamais o esquecerei, querido amigo. Sua verdadeiramente amiga/irmã Arlene Miranda.
Morreu hoje no Aquário Oberhausen Sea Life Center, na Alemanha, onde vivia, o polvo Paul, que ficou famoso por suas previsões dos jogos da Copa do Mundo de 2010. O molusco, que tinha dois anos, será cremado. Seus acertos na Copa fizeram com que virasse uma lenda turística na Alemanha. Agora, após sua morte, ele será homenageado. Está sendo estudada a possibilidade de ser construída uma estátua em sua memória(?). Seu corpo encontra-se numa geladeira, onde ficará até o dia de sua cremação.
Esta foto registra um momento importante de minha vida, quando, no aeroporto do Recife, eu recebia de Pelé um presente que ele me trouxera de uma excursão da Seleção Brasileira à Europa. Observem que na ocasião ele usava farda do Exército, do qual teve que dar baixa logo depois, devido ao assédio dos fãs à frente do Quartel em que servia, em São Paulo. Amanhã é seu aniversário, e eu o parabenizo com um forte e carinhoso abraço.
Amanhã, 23 de outubro, é aniversário desse que, com justiça, é considerado o maior jogador de futebol do mundo, o "Rei"; esse que levou, inúmeras vezes, o Brasil ao delírio com suas jogadas espetaculares. E ao falar nele, me vem à mente aquele dia que marcou minha juventude quando ele - ele mesmo, Pelé - me pediu em casamento. Com apenas 17 anos, em junho de 1958, na casa do também jogador do Santos Futebol Clube, Nezito Mourão, no Recife, o menino prodígio do nosso futebol, que acabara de dar ao Brasil o título de Campeão Mundial ao vencer a Suécia, me perguntou, com santa inocência: "Você quer casar comigo?" A partir daquele momento, uma amizade se estabeleceu entre nós e me fez sentir a pessoa mais orgulhosa do mundo. Hoje, após todos esses anos, exatamente 52, esse episódio ainda continua vivo em minha lembrança, e eu continuo a querer bem e a admirar o garoto Pelé, que tantas alegrias trouxe ao meu coração, consolidadas por uma gentil cartinha que me enviou há pouco tempo, na qual pergunta: "Quem sabe nos encontraremos de novo?". É, quem sabe? Parabéns, meu doce amigo, pelo seu aniversário, e que você continue a ser esta pessoa linda que sempre foi.
As crianças, hoje em dia, têm se revelado surpreendentes com suas "tiradas" fantásticas e sua inteligência privilegiada. Assim é o meu sobrinho Edson Agra, um garotinho lindo, de apenas 7 anos, mas que nos encanta com sua vivacidade. Para se ter uma idéia, neste período eleitoral ele "engajou-se" na campanha do governador Téo Vilela. Aprendeu o seu número e no encontro de Motoqueiros que houve em Maceió, ao visitar a concentração dos participantes, em Jaraguá, deparou-se com o governador, seu "candidato" ao governo de Alagoas. Aproximou-se de Téo Vilela e saiu-se com esta: "Você vai vencer de mil a zero de Ronaldo, Téo". Não é preciso dizer que o governador ficou todo prosa com o "recadinho" do seu fiel "eleitor" e o abraçou efusivamente. A foto acima é o registro desse momento de sublime inocência de uma criança, fato que encantou todas as pessoas presentes. Assim é Edinho, garoto lindo, desinibido e muito inteligente, o xodó desta tia "coruja".
O mundo cinematográfico americano está de luto: morreu ontem, aos 85 anos, o ator Tony Curtis, um dos maiores sucessos de bilheteria das décadas de 50 e 60. Eu, particularmente, me senti tocada por sua morte, uma vez que guardo dele uma eterna lembrança: sua participação no filme "Trapézio", onde interpretou Tino Orsini, namorado de Lola, interpretado por Gina Lollobrígida. Este filme foi rodado em Paris e mostra todo o romantismo e encanto da "cidade luz", já amada por mim naquela época - década de 50 -. Do filme, participou, como ator principal, o famoso astro de Hollywood Burt Lancaster. Este filme me emocionou tanto que o assisti dez vezes, no cinema São Luiz, quando eu estudava em Recife, chegando a decorar seus diálogos. Tony Curtis foi um dos rostos mais bonitos do cinema americano. Fica dele, comigo, uma grata recordação, com meu desejo de que Deus lhe dê a paz - Arlene Miranda.
Hoje quero parabenizar um querido amigo, um grande poeta, uma extraordinária figura humana. Refiro-me a José Cavalcanti Barros, que já foi jornalista, radialista e palhaço radiofônico, na velha Difusora, e que, no apogeu da maturidade, continua nos presenteando com maravilhosas poesias. Ao meu estimadíssimo Cavalcanti, deixo aqui o meu abraço e o desejo de que ele seja cada dia mais feliz e mais inspirado, para deleite de todos nós, seus amigos que o queremos muito e muito o admiramos. - Arlene Miranda.
O Teatro Deodoro, uma dos mais importantes casas de espetáculos de Alagoas, reabrirá as suas portas no dia 16 de setembro, dia da Emancipação Política de Alagoas, oferecendo ao público alagoano, ansioso por esta realização, uma programação digna de aplausos, entre elas as apresentações do notável Chau do Pifi e do quarteto do maestro Almir Medeiros. Vamos prestigiar.
Este blog, profundamente consternado, lamenta a morte, na madrugada da última quarta-feira, do amigo e confrade da Academia Maceioense de Letras, Luiz Gonzaga Barroso Filho, o nosso querido Barrosinho. Escritor e poeta, o saudoso amigo deixa trabalhos de real valor, publicados em livros e na imprensa alagoana. Recentemente, publicou dois excelentes livros: "Panorama da Cultura Popular de Alagoas" e "Poemas do Tempo". Figura das mais queridas no meio intelectual alagoano, Barrosinho foi um dos mais brilhantes membros da AML, conquistando a todos com seu carisma, amabilidade e, acima de tudo, retidão de caráter. Este blog faz uma justa homenagem póstuma ao amigo que nos deixa, rogando a Deus que o receba em Sua Glória. Abaixo um de seus inspirados pomas: EU E O MAR
Do meu litoral contemplo o mar, Eu sinto o mar, O mar que é meu, O mar que também sou. Cheio de insondáveis mistérios, O mar também guarda meus segredos (Um mar de segredos). Na sua fúria contra os "piratas" Ele tem em mim um amigo fiel Que choro um pranto salgado Na praia deserta. Mas a beleza do mar também me inspira a cantar Amando a sereia, Impregnando-me do cheiro do mar.
Da cobrança de um presente à composição de "Desejo" foi um pulo. A namorada de Luiz Alberto Machado, na época, cobrava dele o presente de aniversário, cuja data ele havia esquecido. E, diante da insistência da moça, para se livrar do embaraço, já que não havia comprado presente algum, o jeito foi compor "de sopetão", como ele mesmo afirma, uma canção para a amada, como presente de aniversário. E foi assim que nasceu a maravilhosa "Desejo", que ficou um primor na voz de Sônia Mello, com arranjo de Guta Mendonça, e que, agora, mais de 20 anos depois de composta, é classificada em 1º lugar no FEMI (Festival da Música Independente), promovido pelo Projeto Sociocultural Vozes do Meu Brasil e do Clube Sua Arte na Rede, que reuniu, no Japão, mais de 600 composições, tendo sido feitas 60 avaliações, das quais 20 foram escolhidas, entre elas "Desejo", colocada em 1º lugar, o que deixou seu autor, o nosso querido Luiz Alberto Machado "ancho, maior do que seu próprio tamanho", segundo suas próprias palavras. Este blog parabeniza este grande compositor, cantor e poeta, cujo talento reverencio aqui, com meu maior aplauso. Arlene Miranda
Hoje, se vivo fosse, João Rubinato, ou melhor, Adoniran Barbosa estaria completando cem anos. Compositor, cantor, ator e poeta paulista de inegável valor, o boêmio do Bexiga compôs admiráveis jóias do samba brasileiro, como "Saudosa Maloca", "O Samba do Arnesto", "Trem das Onze" e muitos outros. Este blog rende, portanto, uma justíssima homenagem a esse homem admirável que, apesar de quase não rir, sabia conquistar os amigos com o seu jeito despojado, simples, de malandro e poeta.
Este domingo é um dia muito especial para os amigos do dr. Rogério Araújo, porque é o dia do seu aniversário. É especial para os seus amigos, porque todos nós que o estimamos e o admiramos comungamos com ele das alegrias deste dia. Eu, particularmente, que tive meu coração em suas mãos, sinto-o um pouco anjo; um anjo que esteve à minha cabeceira nos momentos de aflição que passei após minha cirurgia cardíaca. Por isso e por todas as suas virtudes, deixo aqui o meu abraço e o meu carinho, que são também o abraço e o carinho de minha irmã Goia. Nós o queremos muito, dr. Rogério. Parabéns!
No último dia 25 foi aniversário do meu querido e inesquecível irmão e padrinho Virgílio, o nosso Vick. Ele faleceu em 1998, mas nossa saudade ainda é imensa. Vick, já rapaz, transformava-se em criança para brincar conosco na nossa infância. E o fazia com um carinho especial. Nutria um amor imenso pelas duas irmãs pequenas, eu e Goia, a quem chamava de "Chupoco". Era a forma que encontrava de demonstrar à menor o seu carinho. A mim, não deu apelidos, mas me amou com a mesma intensidade. E eu sentia por ele um amor incomensurável. Pelo nosso irmão, pelo nosso amigo e companheiro de brincadeiras infantis. E, embora com atraso, presto aqui no meu blog uma homenagem ao meu inesquecível irmão e padrinho, rogando a Deus que dê muita luz e muita paz ao seu espírito. Saudades de ti, irmão querido!
Meu médico e amigo, dr. Ronald Mendonça, lança hoje, às 19 horas, no Memorial da República, na Praia da Avenida, mais um livro de crônicas, intitulado "Latim Aos sábados". Trata-se de uma obra de inegável valor literário, considerando-se que o autor é um dos mais renomados escritores alagoanos. Parabenizo o prezado amigo por este lançamento, desejando-lhe muito sucesso.
A França comemora, hoje, o aniversário de 50 anos da Queda da Bastilha com o tradicional desfile militar nos Champs-Elysées. Esta é uma das mais belas comemorações cívicas a que já assisti, quando lá estive em 1973, um momento de beleza e emoção. Este blog homenageia a grande Nação francesa pela importante data histórica. Berço de poetas e de heróis, a França guarda marcas indeléveis de sua história.
A Seleção da Espanha foi, merecidamente, a Campeã da Copa do Mundo 2010, na África do Sul. Este blog homenageia os campeões mundiais deste ano que, pela primeira vez, ganharam a Copa do Mundo, fazendo jus ao valor de sua equipe que, com um belíssimo jogo, derrotou o grande time holandês. Aqui, fica nossos parabéns à valorosa "Fúria".
Ontem, foi nossa vez de sofrer. Hoje, é a vez de nossa desforra. Ria, agora, Dieguito!... Nós, brasileiros, estamos de alma lavada. Ontem, os argentinos riram de nós. Hoje, o mundo ri deles. Que bela "lavagem", hein? 4 x 0. Eles se vangloriaram de nossa derrota, achando que seriam os Campeões do Mundo. Quanta arrogância, quanta empáfia!... E agora, "hermanos"? Como disse o Zagalo, "Maradona, agora deve sentar no Obelisco". Espero que os brasileiros torçam, daqui pra frente, pela Alemanha, a única seleção que conseguiu "baixar a crista" dos tangueiros. E até 2014, aqui no Brasil.
O Brasil silenciou. E chorou. O sonho do Hexa acabou. Inexplicavelmente. Quando se esperava uma goleada da equipe "Canarinho" em cima dos holandeses, veio o inesperado. O jogo, que no primeiro tempo foi brilhante, com um gol nosso logo aos dez minutos, foi sufocado no segundo tempo, com nossos jogadores parecendo aterrorizados, inseguros, ante uma Holanda decidida a ganhar a taça. E o final, todos vimos: foi a trágica derrota. Apontar culpados. Não sei se houve algum. O Dunga é cabeça dura... É! Mas, no caso de nossa derrota, acho que o puro desequilíbrio emocional de nossa Seleção, após o segundo gol dos "laranja-mecânica", concorreu bastante. Agora, é esperar por 2014. E que os santos protetores de nossa seleção nos ajudem em casa.
Ontem foi aniversário de Nelson Gonçalves, o último dos grandes cantores românticos do Brasil. Se vivo fosse, ele estaria completando 91 anos. Sempre fui sua fã. Suas músicas e sua linda voz embalaram meus sonhos de adolescente. E são tantas: "A volta do boêmio", "Maria Betânia", "Fica comigo esta noite", "Escultura" e tantas outras, músicas que ainda hoje, ao ouvi-las, me emociono. Aqui, meu tributo àquele que foi, sem dúvida, o maior cantor do Brasil.
O mundo literário perdeu hoje um dos seus maiores expoentes: o escritor português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura de 1998, aos 87 anos. Saramago morreu em Lanzarote, onde residia há vários anos com a esposa Pilar del Rio. Nascido na aldeia ribatejana de Azinhaga, perto de Golegã, mudou-se para Lisboa, com os pais, com dois anos. Considerado o "escritor contemporâneo mais universal da literatura portuguesa, Saramago amava profundamente o ser humano, e isso se observa em cada um dos seus livros, na maneira como seus personagens encerram a sabedoria que transcende os mistérios da vida", segundo um dos críticos de sua obra, da qual constam, entre outras, "O Evangelho, Segundo Jesus Cristo", "Caim", "Memorial de um Convento" e "Ensaio sobre a Cegueira", este adaptado para o cinema pelo cineasta brasileiro Fernando Meireles. Aqui, as homenagens deste blog ao grande escritor português.
Este meu soneto foi classificado com Menção Honrosa no 1º Concurso Vinho & Poesia, realizado pela Comercial Vinho & Poesia e a APROVALE - Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (RS), e divulgado no Filó italiano, realizado no Hotel Villa Michelon, no Dia Estadual da Poesia. Participaram do concurso 70 poesias, tendo sido classificadas apenas cinco.
EXALTAÇÃO AO VINHO
Arlene Miranda Para afastar a dor eu bebo vinho, Aquele tinto de buquê suave, Entre os lençóis de seda em desalinho, Me vem direto de longínqua cave.
Companhia melhor não pode haver Que a fina taça de um sagrado vinho. Brindando à vida até o alvorecer Põe borbulhas de amor em meu caminho.
Com o delicado vinho eu brindo então O amor que sinto em minha solidão. E exalo, assim, o odor de mil florais.
Me embriago, sem dor nem nostalgia, E me perco em sublime fantasia, Lembrando os meus amores desiguais.
Hoje, se viva estivesse, minha querida mãe estaria completando 99 anos. Estaria velhinha, mas com o mesmo brilho e o mesmo encanto que a acompanhou por toda a existência. Ela foi uma das pessoas mais alegres que conheci, cantando modinhas de sua época e contando causos com admirável bom humor. Aqui, o meu tributo e de todos os seus filhos que tanto a amam.
Este é outro aspecto da cidade de Ressaquinha, em Minas, onde aprendi a admirar a natureza e onde fui feliz. Este é um tributo que rendo aos amigos queridos que lá deixei.
Neste fim de semana, vivemos (Goia e eu) momentos de grandes alegrias. Ontem, fomos jantar com nossos queridos amigos Oriêta e Benedito Pontes, que se preparam para fazer um "tour" pela Argentina. Foram momentos agradabilíssimos. E hoje, tomamos o café da manhã num restaurante da Massagueira, com nossos irmãos, para homenagear nossa querida madrasta Benígna pelo Dia das Mães. Estavam lá: Bartolomeu (Berto), Emmanuel, Théo, Bezinha, Kléber, Dowinho, Goia e eu, naturalmente. Só faltaram Marcelo, Marçal e Ailton, que não puderam comparecer. Foram momentos de carinho e imenso amor, esse grande amor que une a nossa família. Presentes, também, as cunhadas Hyrtis, Renise, Cláudia, Zeila, Dedê e Leda. Nossa união ajuda a formar uma grande família. Por isso, dedico a todos esta terna homenagem. Que Deus nos conserve sempre unidos e nos faça cada vez mais felizes. Para completar nossa alegria, fomos almoçar com o sobrinho Marcelo, sua esposa Ursula, a ex-cunhada Márcia e o sobrinho Léo, outro momento de grande felicidade. Agora, estou aqui registrando as emoções vividas neste domingo das Mães, sem esquecer nossa adorada mãe que já descansa na eternidade.
Neste Dia das Mães quero homenagear minha queri- da e saudosa mãe, pedindo a Deus que dê muita paz e muita luz ao seu espírito. Falo em meu nome e no de meus irmãos.
Meu corção está mais uma vez de luto com o falecimento, ontem, do meu amigo Albérico Cordeiro, com quem tive o prazer de conviver. Com ele, viajei algumas vezes pelo interior de Alagoas, em campanha, tendo ele sido eleito cinco vezes deputado federal, muito trabalhando por nosso Estado. Tanto que ganhou um slogan: "Cordeiro trabalha". Irreverente e divertido, sua companhia era muito agradável. Lembro-me de nossa visita ao seu gabinete na Câmara Federal, em Brasília, e ele nos recebeu (a mim e ao Nilo) com muito carinho, colocando, inclusive, um sobrinho seu à nossa disposição. Pela pessoa que ele foi, pelo amigo e pelo homem público que muito fez por Alagoas, eu presto aqui esta homenagem a esse grande pilarense. Alagoas chora a morte desse valoroso alagoano. Descanse em paz, meu amigo. E receba as minhas saudades. Arlene.
Este é o centro de Ressaquinha, cidade do interior de Minas, onde aprendi a amar e valorizar a natureza. Trata-se de uma cidade simpática e bucólica, fincada ao pé da Serra da Mantiqueira, onde os lindos Ipês amarelos douram a imensidão dos seus prados esverdeados, enchendo-os de poesia. Aqui, minha homenagem a esta cidade querida, onde vivi grandes alegrias. Arlene.
Mais um flash da entrega da Comenda "Pontes de Miranda", concedida pela Câmara de Vereadores de Maceió, através de requerimento da vereadora Tereza Nelma, ao Dr. José Firmino, no último dia 16 de abril. Na foto, Dr. Firmino ladeado por confrades da Academia Maceioense de Letras.
Eu e o amigo e confrade José Firmino, na entrega da Comenda "Pontes de Miranda", que lhe foi con- cedida pela Câmara de Ve- readores de Maceió, em 16 de abril de 2010.
Na manhã de ontem, a Câmara de Vereadores de Maceió concedeu ao Juiz arapiraquense José Firmino de Oliveira a comenda "Pontes de Miranda". Foi uma solenidade muito bonita, com o plenário daquela casa legislativa lotado de amigos, parentes e vereadores, cuja nota máxima foi o discurso proferido pela vereadora Tereza Nelma, saudando o agraciado; um discurso divertido, em que ela se reportou à juventude de Firmino, em Arapiraca, arrancando risos de todos os presentes. Outros oradores, amigos do agraciado, fizeram uso da palavra, com carinho e saudosismo. Após a entrega da Comenda, foi servido um coquetel. Foi com grande alegria que abracei efusivamente meu amigo e confrade da Academia Maceioense de Letras, José Firmino, naquele momento importante de sua vida.
É com pesar que comunico a morte, nesta madrugada, da extraordinária figura humana, o nosso querido César, que foi por muitos anos funcionário do Museu da Imagem e do Som-MISA. Quem o conheceu, sei que guardará dele uma imorredoura saudade, por sua simpatia, educação e maneira muito especial de tratar as pessoas que o procuravam para buscar elementos para algum trabalho, seja jornalístico, seja escolar. E ele lá estava, amável solícito, sempre com um sorriso nos lábios. Ao nosso amigo, minha saudade, e à sua família, meus sentidos pêsames. Que Deus o receba em Sua Glória! Arlene Miranda.
Hoje, 21 de março, é aniversário do meu casamento com Nilo. Trinta longos anos da realização de um sonho; um sonho que amadureceu, venceu intempéries e acumulou alegrias. Por quanto tempo, não sei, mas espero que dure para sempre. Que Deus continue a abençoar nossa união, como a abençoou pelas mãos do saudoso Padre Rubim, naquela manhã friorenta de Ressaquinha, em Minas Gerais. Amém. E eu direi: "Dê-me tua mão e não me importarei com a distância a ser percorrida. Seguiremos juntos até onde existir vida..."
O genial Carlito Lima lançou o seu 13º livro - "Crônicas Alagoenses" - durante a IV Bienal do Livro de Alagoas, com grande sucesso. Os livros de Carlito são aguardados com ansiedade pela sua legião de leitores. Parabéns, grande amigo.
VALMIR CALHEIROS
O jornalista Valmir Calheiros foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Maceió com a outorga do título de Cidadão Honorário de Maceió, na quarta-feira (23/09). A homenagem foi proposta do vereador Dino Júnior (PCdoB) e aceita por unanimidade pelos demais vereadores, como reconhecimento à capacidade, ética e profissionalismo de Valmir nesses 50 anos de militância na imprensa alagoana. Parabéns ao ex-confrade gazeteano.
Luiz Alberto na Difusora
O programa Alagoas Frente & Verso, comandado pelo jornalista João Marcos Carvalho, transmitido aos sábados pela Rádio Difusora de Alagoas, ganhou um novo quadro, trata-se do “Tataritaritatá”, criado e apresentado pelo poeta, cantor, músico e compositor Luiz Alberto Machado, com muita música, humor, literatura, loas, Brincarte & muita informação.
O PERIGO É GOSTAR
O professor Benedito Pontes acaba de lançar mais um CD, intitulado “O perigo é gostar”. O disco reúne forrós, xotes, xaxados e cocos, e o lançamento aconteceu no dia 23 de junho, no restaurante “Bodega do Sertão”, em jantar oferecido à imprensa e convidados do compositor. Participam do CD, como intérpretes, além do próprio compositor, os cantores Vânia Garcia e Netto, vocal Jucélia e os músicos Pinóquio, Fidélis, Van, Ramiro, Luiz Júnior e Luciano Paranhos. Os arranjos levam as assinaturas da pianista Oriêta Vilma, esposa do professor Benedito, e do maestro Luiz Júnior. O disco está ótimo e poderá ser encontrado na Banca de revistas Zumbi dos Palmares, no Museu Théo Brandão, na Bodega do Sertão e nas livrarias especializadas.
Difusora: 60 Anos Depois.
Por iniciativa do Instituto Zumbi dos Palmares-IZP, foi publicada a revista “Radioativa – Difusora 60 anos” (foto), em comemoração aos 60 anos de fundação da Rádio Difusora de Alagoas. Com textos, pesquisas e edição do jornalista João Marcos Carvalho, a revista faz um retrospecto de toda a história da radiodifusão em nosso Estado, mostrando os programas, os artistas e, sobretudo, o entusiasmo dos alagoanos que lotavam o seu auditório. Publicada pela editora Informação Ltda. e impressa na CEPAL (Editora Graciliano Ramos), a revista é um feliz resgate da história do rádio em Alagoas ao mostrar a importância da “Pioneira”, que até hoje atua com sucesso absoluto, vencendo barreiras e dificuldades. Parabéns toda equipe que se empenhou nesse projeto.
Foto Histórica
O jornalista João Marcos Carvalho imortalizou o papo descontraído entre a procuradora e ex-radialista Aydete Vianna, o governador Theo Vilela, a jornalista e escritora Arlene Miranda e o jornalista e poeta José Cavalcanti Barros, durante a comemoração dos 60 anos da Rádio Difusora de Alagoas, dia 16 de setembro último, no Instituto Zumbi dos Palmares.
Livro de Eliane Cavalcanti
Lançamento do livro de Eliana Cavalcanti, intitulado "50 ANOS DE PLIÉ - Memórias de uma Alabucana", que será lançado no próximo dia 05 deste mês, sexta-feira, no Memorial à República, na Avenida da Paz, em Jaraguá, às 20h.
Quem for podre...
O casal Oriêta e Benedito Pontes estará lançando, dentro do projeto "Maceió mostra a sua cara", o Cd "Quem for podre que se quebre", com 15 músicas inéditas (frevos, marchas-rancho e sambas), dia 06 de dezembro próximo, num baile à fantasia, no Clube Fênix Alagoana, às 22 horas, com a participação da Orquestra da Polícia Militar, Banda Fênix Show, Coral Sistema Indústria-Al, Dinha Soares, Sandro Barros e outros cantores locais. O Balé Eliana Cavalcanti coreografou algumas músicas. Mesas: R$ 100,00, com direito a dois Cd's. Individual R$ 15 sem direito a CD. Vendas: Lojas Maxhu's, no Iguatemi, e Alafestas (na Jangadeiros Alagoanos em frente à TAM) ou pelos telefones 3293-1773 e 9999-6554. A gravação do CD recebeu apoio da Federação das Indústrias, através do seu presidente José Carlos Lyra.
José de Souza Alencar – Alex - colunista social do Jornal do Comércio do Recife (D), com quem trabalhei entre 1957 e 1960, foi homenageado pela Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, em evento na Livraria Cultura, na Praça Alfândega, no Recife, no dia 29 de setembro findo. Alex recebeu a comenda comemorativa dos 200 anos da Imprensa no Brasil, das mãos do escritor Waldênio Porto, Presidente da Academia Pernambucana de Letras. O colunista proferiu palestra sobre jornalismo social em Pernambuco. Parabéns ao querido Alex por tão merecida homenagem.
MACHADO - UM SÉCULO DEPOIS
A poetisa alagoana Maria de Lourdes Nascimento acaba de ganhar um prêmio pelo seu trabalho sobre o tema "A importância de Machado de Assis um século depois de sua morte", conferido pela Academia Brasileira de Letras. A premiação aconteceu no dia 12/09/2008, na sede da ABL, no Rio de Janeiro. Parabéns à querida amiga por tão importante conquista.
Eu sou uma eterna sonhadora que busca na poesia uma fuga para o mundo dos sonhos, cuja força reside na paixão. A poesia é, para mim, a morada que tenho para abrigar minha ternura.
Eu sou aquela apaixonada que traz n’alma pedaços do passado, buscando reencontrar almas inocentes perdidas no tempo, mas que continuam vivas nas minhas lembranças, todas envolvidas no amor que flutua em meu corpo. E que, depois, conduz à saudade que mora em meu coração e que me faz recordar.
Sou aquela que ama a vida, que crê em Deus e busca encontrar o equilíbrio no carinho da família e dos amigos. Sou, enfim, alguém que procura pautar sua vida no otimismo, sem jamais deixar de exaltar o amor.