O mundo cinematográfico americano está de luto: morreu ontem, aos 85 anos, o ator Tony Curtis, um dos maiores sucessos de bilheteria das décadas de 50 e 60. Eu, particularmente, me senti tocada por sua morte, uma vez que guardo dele uma eterna lembrança: sua participação no filme "Trapézio", onde interpretou Tino Orsini, namorado de Lola, interpretado por Gina Lollobrígida. Este filme foi rodado em Paris e mostra todo o romantismo e encanto da "cidade luz", já amada por mim naquela época - década de 50 -. Do filme, participou, como ator principal, o famoso astro de Hollywood Burt Lancaster. Este filme me emocionou tanto que o assisti dez vezes, no cinema São Luiz, quando eu estudava em Recife, chegando a decorar seus diálogos. Tony Curtis foi um dos rostos mais bonitos do cinema americano. Fica dele, comigo, uma grata recordação, com meu desejo de que Deus lhe dê a paz - Arlene Miranda.
Hoje quero parabenizar um querido amigo, um grande poeta, uma extraordinária figura humana. Refiro-me a José Cavalcanti Barros, que já foi jornalista, radialista e palhaço radiofônico, na velha Difusora, e que, no apogeu da maturidade, continua nos presenteando com maravilhosas poesias. Ao meu estimadíssimo Cavalcanti, deixo aqui o meu abraço e o desejo de que ele seja cada dia mais feliz e mais inspirado, para deleite de todos nós, seus amigos que o queremos muito e muito o admiramos. - Arlene Miranda.
O Teatro Deodoro, uma dos mais importantes casas de espetáculos de Alagoas, reabrirá as suas portas no dia 16 de setembro, dia da Emancipação Política de Alagoas, oferecendo ao público alagoano, ansioso por esta realização, uma programação digna de aplausos, entre elas as apresentações do notável Chau do Pifi e do quarteto do maestro Almir Medeiros. Vamos prestigiar.
Este blog, profundamente consternado, lamenta a morte, na madrugada da última quarta-feira, do amigo e confrade da Academia Maceioense de Letras, Luiz Gonzaga Barroso Filho, o nosso querido Barrosinho. Escritor e poeta, o saudoso amigo deixa trabalhos de real valor, publicados em livros e na imprensa alagoana. Recentemente, publicou dois excelentes livros: "Panorama da Cultura Popular de Alagoas" e "Poemas do Tempo". Figura das mais queridas no meio intelectual alagoano, Barrosinho foi um dos mais brilhantes membros da AML, conquistando a todos com seu carisma, amabilidade e, acima de tudo, retidão de caráter. Este blog faz uma justa homenagem póstuma ao amigo que nos deixa, rogando a Deus que o receba em Sua Glória. Abaixo um de seus inspirados pomas: EU E O MAR
Do meu litoral contemplo o mar, Eu sinto o mar, O mar que é meu, O mar que também sou. Cheio de insondáveis mistérios, O mar também guarda meus segredos (Um mar de segredos). Na sua fúria contra os "piratas" Ele tem em mim um amigo fiel Que choro um pranto salgado Na praia deserta. Mas a beleza do mar também me inspira a cantar Amando a sereia, Impregnando-me do cheiro do mar.
Da cobrança de um presente à composição de "Desejo" foi um pulo. A namorada de Luiz Alberto Machado, na época, cobrava dele o presente de aniversário, cuja data ele havia esquecido. E, diante da insistência da moça, para se livrar do embaraço, já que não havia comprado presente algum, o jeito foi compor "de sopetão", como ele mesmo afirma, uma canção para a amada, como presente de aniversário. E foi assim que nasceu a maravilhosa "Desejo", que ficou um primor na voz de Sônia Mello, com arranjo de Guta Mendonça, e que, agora, mais de 20 anos depois de composta, é classificada em 1º lugar no FEMI (Festival da Música Independente), promovido pelo Projeto Sociocultural Vozes do Meu Brasil e do Clube Sua Arte na Rede, que reuniu, no Japão, mais de 600 composições, tendo sido feitas 60 avaliações, das quais 20 foram escolhidas, entre elas "Desejo", colocada em 1º lugar, o que deixou seu autor, o nosso querido Luiz Alberto Machado "ancho, maior do que seu próprio tamanho", segundo suas próprias palavras. Este blog parabeniza este grande compositor, cantor e poeta, cujo talento reverencio aqui, com meu maior aplauso. Arlene Miranda
O genial Carlito Lima lançou o seu 13º livro - "Crônicas Alagoenses" - durante a IV Bienal do Livro de Alagoas, com grande sucesso. Os livros de Carlito são aguardados com ansiedade pela sua legião de leitores. Parabéns, grande amigo.
VALMIR CALHEIROS
O jornalista Valmir Calheiros foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Maceió com a outorga do título de Cidadão Honorário de Maceió, na quarta-feira (23/09). A homenagem foi proposta do vereador Dino Júnior (PCdoB) e aceita por unanimidade pelos demais vereadores, como reconhecimento à capacidade, ética e profissionalismo de Valmir nesses 50 anos de militância na imprensa alagoana. Parabéns ao ex-confrade gazeteano.
Luiz Alberto na Difusora
O programa Alagoas Frente & Verso, comandado pelo jornalista João Marcos Carvalho, transmitido aos sábados pela Rádio Difusora de Alagoas, ganhou um novo quadro, trata-se do “Tataritaritatá”, criado e apresentado pelo poeta, cantor, músico e compositor Luiz Alberto Machado, com muita música, humor, literatura, loas, Brincarte & muita informação.
O PERIGO É GOSTAR
O professor Benedito Pontes acaba de lançar mais um CD, intitulado “O perigo é gostar”. O disco reúne forrós, xotes, xaxados e cocos, e o lançamento aconteceu no dia 23 de junho, no restaurante “Bodega do Sertão”, em jantar oferecido à imprensa e convidados do compositor. Participam do CD, como intérpretes, além do próprio compositor, os cantores Vânia Garcia e Netto, vocal Jucélia e os músicos Pinóquio, Fidélis, Van, Ramiro, Luiz Júnior e Luciano Paranhos. Os arranjos levam as assinaturas da pianista Oriêta Vilma, esposa do professor Benedito, e do maestro Luiz Júnior. O disco está ótimo e poderá ser encontrado na Banca de revistas Zumbi dos Palmares, no Museu Théo Brandão, na Bodega do Sertão e nas livrarias especializadas.
Difusora: 60 Anos Depois.
Por iniciativa do Instituto Zumbi dos Palmares-IZP, foi publicada a revista “Radioativa – Difusora 60 anos” (foto), em comemoração aos 60 anos de fundação da Rádio Difusora de Alagoas. Com textos, pesquisas e edição do jornalista João Marcos Carvalho, a revista faz um retrospecto de toda a história da radiodifusão em nosso Estado, mostrando os programas, os artistas e, sobretudo, o entusiasmo dos alagoanos que lotavam o seu auditório. Publicada pela editora Informação Ltda. e impressa na CEPAL (Editora Graciliano Ramos), a revista é um feliz resgate da história do rádio em Alagoas ao mostrar a importância da “Pioneira”, que até hoje atua com sucesso absoluto, vencendo barreiras e dificuldades. Parabéns toda equipe que se empenhou nesse projeto.
Foto Histórica
O jornalista João Marcos Carvalho imortalizou o papo descontraído entre a procuradora e ex-radialista Aydete Vianna, o governador Theo Vilela, a jornalista e escritora Arlene Miranda e o jornalista e poeta José Cavalcanti Barros, durante a comemoração dos 60 anos da Rádio Difusora de Alagoas, dia 16 de setembro último, no Instituto Zumbi dos Palmares.
Livro de Eliane Cavalcanti
Lançamento do livro de Eliana Cavalcanti, intitulado "50 ANOS DE PLIÉ - Memórias de uma Alabucana", que será lançado no próximo dia 05 deste mês, sexta-feira, no Memorial à República, na Avenida da Paz, em Jaraguá, às 20h.
Quem for podre...
O casal Oriêta e Benedito Pontes estará lançando, dentro do projeto "Maceió mostra a sua cara", o Cd "Quem for podre que se quebre", com 15 músicas inéditas (frevos, marchas-rancho e sambas), dia 06 de dezembro próximo, num baile à fantasia, no Clube Fênix Alagoana, às 22 horas, com a participação da Orquestra da Polícia Militar, Banda Fênix Show, Coral Sistema Indústria-Al, Dinha Soares, Sandro Barros e outros cantores locais. O Balé Eliana Cavalcanti coreografou algumas músicas. Mesas: R$ 100,00, com direito a dois Cd's. Individual R$ 15 sem direito a CD. Vendas: Lojas Maxhu's, no Iguatemi, e Alafestas (na Jangadeiros Alagoanos em frente à TAM) ou pelos telefones 3293-1773 e 9999-6554. A gravação do CD recebeu apoio da Federação das Indústrias, através do seu presidente José Carlos Lyra.
José de Souza Alencar – Alex - colunista social do Jornal do Comércio do Recife (D), com quem trabalhei entre 1957 e 1960, foi homenageado pela Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, em evento na Livraria Cultura, na Praça Alfândega, no Recife, no dia 29 de setembro findo. Alex recebeu a comenda comemorativa dos 200 anos da Imprensa no Brasil, das mãos do escritor Waldênio Porto, Presidente da Academia Pernambucana de Letras. O colunista proferiu palestra sobre jornalismo social em Pernambuco. Parabéns ao querido Alex por tão merecida homenagem.
MACHADO - UM SÉCULO DEPOIS
A poetisa alagoana Maria de Lourdes Nascimento acaba de ganhar um prêmio pelo seu trabalho sobre o tema "A importância de Machado de Assis um século depois de sua morte", conferido pela Academia Brasileira de Letras. A premiação aconteceu no dia 12/09/2008, na sede da ABL, no Rio de Janeiro. Parabéns à querida amiga por tão importante conquista.
Eu sou uma eterna sonhadora que busca na poesia uma fuga para o mundo dos sonhos, cuja força reside na paixão. A poesia é, para mim, a morada que tenho para abrigar minha ternura.
Eu sou aquela apaixonada que traz n’alma pedaços do passado, buscando reencontrar almas inocentes perdidas no tempo, mas que continuam vivas nas minhas lembranças, todas envolvidas no amor que flutua em meu corpo. E que, depois, conduz à saudade que mora em meu coração e que me faz recordar.
Sou aquela que ama a vida, que crê em Deus e busca encontrar o equilíbrio no carinho da família e dos amigos. Sou, enfim, alguém que procura pautar sua vida no otimismo, sem jamais deixar de exaltar o amor.